Em 640, com a tomada árabe o Egito adotou a bandeira branca dos omíadas, depois a negra dos abássidas e dos tulunidas, antes de associar-se à bandeira verde de seus novos senhores, os fatímidas. Uma volta ao negro na época dos aiúbidas. A partir de 1250, com os mamelucos no poder, o amarelo se impôs. Cada príncipe tinha suas cores.
Conquistado pelos otomanos em 1517, o Egito adotou a bandeira desse império: uma lua branca em fase de quarto crescente com uma estrela branca dentro, sobre fundo vermelho. Três séculos mais tarde, durante o reinado de Mohammed Ali, um Egito ainda otomano, desejoso de sua independência, substituiu a estrela de seis pontas por uma de cinco. O quediva* Ismail levou mais longe a diferenciação, adotando três crescentes e três estrelas sobre fundo vermelho.
O Egito proclamado reino independente em 1922, escolheu uma bandeira verde, com um crescente branco e três estrelas. Depois da revolução de 1952, a essa bandeira acrescentaram uma segunda, chamada "da libertação", que nada tinha em comum com as precedentes:
• era composta de três faixas horizontais – vermelha, branca e negra
- vermelho – a luta contra o ocupante britânico
- branco – a revolução de 1952, que não derramou sangue
- negro – o fim da opressão
A nova República árabe unida fez dela seu emblema, em 1958, quando o Egito se uniu à Síria. E sobre a faixa branca passaram a figurar duas estrelas verdes. Duas para começar, pois subentendia-se que outras seriam acrescentadas com a adesão de países irmãos ao movimento. Sem nenhuma lua, a bandeira tornou-se mais laica e menos poética. O Egito e a Síria separaram-se em 1961, e mais uma vez surgiu a questão do símbolo nacional. A república árabe desunida conservou o emblema escolhido em 1958 como se nada tivesse mudado.
Em 1972, com Anwar al-Sadat como presidente, a bandeira mudou, substituindo as duas estrelas por um falcão dourado bordado na bandeira, e as três faixas foram mantidas com o mesmo significado. Hosni Mubarak também imprimiu sua marca no símbolo nacional em 1984, o falcão foi trocado por uma águia de Saladino.
As bandeiras:
Bandeira do Egito de 1972 - 1984
Bandeira da República Árabe Unida de 1958 - 1961
Bandeira da Revolução Egípcia de 1952
Bandeira do Reino do Egito de 1922 - 1952
Bandeira no período de 1831? - 1914
Bandeira do tempo do domínio do Império Otomano, no século XIX
____________________
* quediva: termo persa com o significado de senhor
______________________________
______________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário