Graças ao "Canal de José" a partir da 12ª dinastia, El Fayun se tornou uma região agrícola. Sua fertilidade depende da água obtida de seus mananciais, e a terra cultivada está constituída pelo limo do rio Nilo.
A sudoeste de Fayun, a província, estão a depressão de Gharak, Uadi Rayan (estéril). Toda a região está abaixo do nível do mar, exceto a entrada do "Canal de José" que está rodeado por colinas líbias. A parte mais baixa da província é o extremo noroeste, que está ocupada pelo Lago Birket Qarun – 43 m abaixo do nível do mar Mediterrâneo.
________História________________________________
Na antiguidade era o 21º nomo do Alto Egito. Sua capital foi chamada Shedet ou Per-Sobek, «Casa de Sobek» na época dos Ptolomeus seu nome foi Crocodinópolis e depois Arsinoe.
Recebeu particularmente atenção dos soberanos da 12ª dinastia que foram os promotores dos amplos trabalhos de canalização e melhora da região que se converteu em uma região agrícola de primeira importância no Egito desde o Império Médio. A principal divindade venerada na região foi o deus Sobek.
HOJE a região é uma das mais férteis do Egito e produz:
- algodão
- linho
- arroz
- cana de açúcar
- rosas
- laranja
- uvas
- azeitona, etc...
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário