terça-feira, 17 de novembro de 2009

Anúbis

Anúbis, também conhecido como: Anupu, ou Anupo e cujo nome hieroglífico é traduzido mais propriamente como Anpu – é o antigo deus egípcio da morte e dos moribundos, por vezes também considerado deus do submundo.

  • deus do embalsamamento
  • presidia às mumificações
  • guardião das necrópoles e das tumbas.

Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto, era pesado seu coração. Caso o coração fosse mais pesado que a pena da verdade, sua alma era destruída para todo sempre, mas caso fosse mais leve, a pessoa em questão poderia ter acesso ao paraíso. Anubis era quem guiava a alma dos mortos no Além.

Os sacerdotes de Anúbis, chamados "stm" – usavam máscaras de chacais durante os rituais de mumificação. Uma das mais antigas divindades da mitologia egípcia, seu papel mudou à medida que os mitos amadureciam, passando de principal deus do mundo inferior a juiz dos mortos, depois que Osíris assumiu aquele papel.

A associação de Anúbis com chacais provavelmente se deve ao fato de estes perambularem pelos cemitérios. O Anúbis era pintado de preto, por ser escura a tonalidade dos corpos embalsamados. Apesar de muitas vezes identificado como "sab" o chacal, e não como "iwiw" o cachorro, ainda existe muita confusão sobre qual animal Anúbis era realmente. Alguns egiptologistas se referem ao "animal de Anúbis" para indicar a espécie desconhecida que ele representava. As cidades dedicadas a Anúbis eram conhecidas pelo grande número de múmias e até por cemitérios inteiros de cães.

A sua mãe é Néftis, que durante uma briga com o marido Seth passou-se por Isis e teve relações com Osíris. Anúbis é pai de Qeb-hwt, também conhecido como Kebechet.

Em épocas mais tardias, Anúbis foi combinado com o deus grego Hermes, surgindo assim Hermanúbis.

"Nós, os Chacais, sacerdotes de Anúbis, somos os guardiães de suas tumbas gloriosas ou sepulturas humildes. Somos os guardiães dos mortos. Somos os servos de Anúbis. Somos a Cinópolis." Capítulo dos Mortos, Livro de Maat


pesagem do coração

Origem: Wikipédia

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem ??
    Nossa eu sempre fui apaixonada pelo Egito e principalmente pelo Deus Anúbis (que tenho até uma tatuagem dele em minhas costas). eu me senti muito feliz vendo que existem pessoas que gostam tanto quando eu do Egito, então digo que está de parabéns pelo blog.

    Beijos

    ResponderExcluir

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários