sexta-feira, 30 de julho de 2010

Arte Faraônica

  • Ao descobrir Karnak em 1828, Champollion exclamou:

Nós, europeus, não passamos de liliputianos. Nenhum povo antigo ou moderno concebeu a arte da arquitetura numa escala tão sublime, tão grandiosa, como fizeram os antigos egípcios... Uma só coluna de Karnak isoladamente é mais monumento que as quatro fachadas do pátio do Louvre.

De qualquer modo, nenhuma outra civilização deixou tantas maravilhas. Nenhuma alcançou esse grau de excelência tanto no colossal quanto no infinitamente pequeno. Os mesmos que conseguiram construir Karnak foram capazes de gravar hieróglifos em minúsculas ametistas. Ergueram as pirâmides e esculpiram em marfim a estátua de uma jovem nua, que, com seus 10 cm de altura, deixa admirados todos os visitantes do Louvre. Da delicadeza desconcertante à grandiosidade esmagadora, a arte egípcia é uma arte de extremos. É como se a imensidão do deserto, atravessada por um estreito vale, tivesse engendrado majestade e sobriedade.

Nada restou dos palácios e das casas da época faraônica, porque foram feitos com tijolo cru. Já as moradas dos deuses e dos mortos, destinadas à eternidade, exigiram materiais resistentes. Depois de terem utilizado barro, madeira, feixes de bambu e de papiro, os egípcios escolheram a pedra, admiravelmente trabalhada por eles com ferramentas rudimentares. Templos e túmulos sobreviveram aos séculos, com a ajuda da areia protetora.

Não há nada de gratuito nessa arte, essencialmente religiosa. Uma estátua não é a representação de uma pessoa ou de um deus, mas seu corpo sobressalente. Dispensava-se um grande cuidado aos afrescos que ornam as paredes dos túmulos: quanto mais perfeito o desenho, maiores as chances de ele fazer existir aquilo que ele representa. A eficácia aumenta quando as inscrições são em relevo. Esse desejo de perfeição e transfiguração produz a beleza peculiar à arte do Egito faraônico: quase todas as personagens representadas são soberbas, não há lugar para a feiúra ou para as deformidades físicas.

Nada de gratuito. Nada de arte pela arte. Mas sempre se pode imaginar que os palácios e as casas também abrigavam obras-primas para o simples prazer dos olhos. Nas ruínas de Tell el-Amarna, foram encontrados fragmentos de piso pintado que evidenciam isso, além das muitas peças de louça e das jóias que chegaram até nós.

Nessas paredes cobertas de baixos relevos, os rostos parecem intercambiáveis. Não vemos nem o caráter da pessoa representada, nem seus estados de ânimo passageiros. Trata-se de mostrar coisas essenciais, que ultrapassam o indivíduo e o instante. A iluminação do momento é ignorada: as figuras destacam-se perfeitamente, sem efeitos de luz e sombra. É a totalidade do real que deve ser apreendida. Não o real como o vemos, mas como o representamos.

A arte egípcia é imediatamente reconhecível, pois respeita convenções muito peculiares. As personagens, por exemplo:
  • Estão ao mesmo tempo de frente e de perfil, como se nada devesse ser escondido.
  • Vemos os dois ombros, os dois braços e as duas pernas e todos os dedos alinhados.
  • O polegar está malposicionado: essas figuras tem duas mãos direitas ou duas esquerdas.
  • Não há perspectiva, mas enxergamos através dos objetos: conteúdo e continente aparecem simultaneamente.
  • Um mesmo desenho pode conter escalas diferentes, já que o tamanho das personagens corresponde à sua importância na escala social: um rei é maior que um alto funcionário público, e este ultrapassa em uma cabeça um simples soldado.
  • As cores também obedecem as regras aparentemente não realistas: a pele dos homens é de um ocre avermelhado, enquanto a das mulheres exibe um ocre mais amarelado.

No campo da escultura, os egípcios não rivalizam com os gregos. Suas estátuas são estáticas e geralmente ostentam uma pose afetada, com os braços colados ao corpo. Muitas obras trazem a marca do bloco inicial de onde saíram: são estátuas cubos – dotadas de um pedestal e de um pilar dorsal. Homem e pedra são um só. Apesar das poses rígidas, os rostos são marcantes, e certos olhares, perturbadores. Exemplos magníficos estão no museu egício do Louvre, como o escriba agachado e a estátua em granito rosa de Sekhemka.

Salvo raras exceções, nenhuma obra é assinada. Sabemos o nome de quem as financiou, não o do artista. Eram mais artesãos do que artistas: mesmo uma simples estátua passava por várias mãos e era fruto de um trabalho de equipe. Nada mais tocante que os esboços feitos por esses anônimos e encontrados nos túmulos, nos baixos relevos inacabados ou nos fragmentos de objetos de terracota.

Os artesãos aplicavam escrupulosamente as regras fixadas por volta de 3 000 aC, regras que perdurariam, com algumas atenuações, até a época romana, mais de 30 séculos depois. A arte floresceu enquanto reinava a ordem. Atingiu o ápice quando o faraó estava no auge do poder. Uma arte real.

Fonte: 'Egito um olhar amoroso' de Robert Solé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários