sábado, 10 de julho de 2010

Os hititas

Os hititas eram um povo indo-europeu que, no II milênio aC, fundou um poderoso império na Anatólia central (atual Turquia), cuja queda data dos séculos XIII-XII aC. Em sua extensão máxima, o Império Hitita compreendia a Anatólia, o norte e o oeste da Mesopotâmia até a Palestina.

O Império Hitita foi tratado durante anos, desde que o homem se interessou pela história dos povos antigos, como um amontoado de tribos sem grande importância. O Egito e todas as maravilhas lá encontradas falavam de um império poderoso, que enchia os olhos dos exploradores e estudiosos com tantas descobertas deslumbrantes.

Antes mesmo da Bíblia, vamos achar menção aos hititas na Odisséia onde são chamados de Khetas.

No Antigo Testamento existem passagens que dão conta de um povo chamado Hittim, vistos como uma das muitas tribos que habitavam a Síria. Os hititas são muitas vezes mencionados na Bíblia mas há um trecho, que coloca o rei dos hititas no mesmo patamar dos faraós é em IV Reis, VII, 6:

Sem dúvida, que o Rei de Israel mandou assoldadar contra nós os reis dos Hititas e dos Egípcios, e ei-los aí, vem sobre nós


Os assírios mencionavam a Terra de Hatti em muitos documentos. Os egípcios se referiam aos Ht ou como foi criada uma fórmula para se pronunciar, os Heta. Nos muros dos templos egípcios havia muitas menções aos hititas, mas nada que houvesse chamado atenção para a grande importância desse povo. Todos estavam ainda abismados com as descobertas no próprio Egito. Quando foram encontradas, em Amarna, a cidade egípcia do faraó monoteísta Akhenaton, os arquivos registrados em tabuinhas de argila, contendo informações as mais variadas sobre os povos da época, os hititas começaram a tomar forma.

Akhenaton já estava situado na história (1370-1350 aC) e se o rei hitita, Supiluliumas escreveu a ele para parabenizar sua subida ao trono, estava portanto datado também. Através dos assuntos das cartas dos hititas, pode-se deduzir que eram um país em pé de igualdade com o Egito.


Localização geográfica e Império
No planalto da Ásia Menor, chamado Anatólia turca, onde hoje está localizada a Turquia. Na verdade, a península da Anatólia liga a Ásia e a Europa. Esse planalto é semi-árido e na região existem montanhas que deixam as regiões costeiras espremidas, são as costas do Mar Negro e do Mediterrâneo.

O rio Kızıl Irmak, chamado pelos antigos de rio Halis que foi citado por Heródoto, entra pela Anatólia central, corta as montanhas do norte e deságua no mar Negro. Os hititas o chamavam de rio Marassantiya, ele demarcava a fronteira da terra de Hatti, o coração do Império Hitita. Foi também a fronteira entre a Ásia menor e o resto da Ásia. No seu auge o império hitita englobava toda a Anatólia, além da Síria e oeste da Mesopotâmia.

Ainda não se sabe ao certo de onde vieram os hititas, mas acredita-se que esse povo tenha chegado à Ásia menor por volta de 2000 aC. Eles eram indo-europeus e o fato é, que eles conseguiram dominar as tribos que viviam no local, não apenas pela força, mas pela sabedoria e diplomacia e assim os tornaram seus súditos ao invés de seus inimigos. Criaram as primeiras cidades-estado, entre as quais Hattusa sua capital, na curva do rio Halis (hoje Boghazköy).

O rei Telepinus menciona os três pais do reino: Labarnas (cujo nome se tornou sinônimo de rei), Hatusilis I e Mursilis I.

  1. Labarnas foi o fundador,
  2. Hatusilis I reconstruiu Hattusa e dali partiu para conquistar novas terras,
  3. Mursilis I transformou o que era uma federação de cidades-estado em um império.
Por volta de 1600 aC havia três grandes potências no oriente: o Egito, a Babilônia e os Hititas. Não se pode afirmar que, em aproximadamente 600 anos os hititas tivessem formado um império na acepção da palavra. Eles tinham como forma de governo, uma monarquia com um rei poderoso e um concílio de nobres chamado Pankus.

– Podemos dividir para efeito de estudo a civilização hitita:
  • Reino antigo (1750-1500 aC.) Hattusa se torna capital
  • Reino médio (1500-1450 aC.)
  • Reino novo ou Império (1450-1180 aC.) Supiluliumas I conquista a Síria; Muwatali ataca o Egito em Kadesh.

Na realidade os períodos mais importantes são o antigo reino e o novo reino ou império. Entre esses dois períodos decorreram algumas centenas de anos pouco documentados, de modo que quase nada sabemos com relação à sua importância histórica. No reinado de Muwatalis o ponto alto é a batalha de Kadesh em 1296 a.C. onde o faraó Ramsés II é derrotado. O rei Hatusilis III sela a paz com o Egito dando uma de suas filhas em casamento a Ramsés II.



Cultura
  • O código de leis era mais tolerante, mais humano, especialmente se comparado com o assírio.
  • Na sociedade hitita, até mesmo os escravos possuíam direitos, as classes dos proprietários tinham deveres éticos e morais reconhecidos.
  • Os hititas não possuíam uma linguagem única. A escrita cuneiforme foi tomada dos assírios.
  • Religiosamente, pode se dizer que eles respeitavam todos os deuses, são conhecidos como o povo dos mil deuses. Eram tolerantes e misturavam cultos dos diversos povos dominados.
  • A arte hitita possui características distintas com traços hurrianos e assírios, mas não tem estilo. No período do império era monumental mas não eram elegantes e nem bem acabadas.
  • A arquitetura não dava valor aos detalhes, também os construtores não pareciam preocupados com a segurança das fortificações.
  • Na literatura, além das Preces no Tempo da Peste, de Mursilis, não conhecemos mais nada de relevante.
  • Impressionaram grandemente os outros povos pelo fato de usarem cavalos e carros de guerra leves. Eles eram mestre no adestramento de cavalos e na arte da equitação. É provável que tivessem aprendido com os hurrianos da Terra de Mitani, que eram mestres criadores de cavalos.
  • É muito provável que por volta de 1600 aC. os hititas já conhecessem o ferro. A história dá conta de que em 1400 aC. os hititas conseguiram aperfeiçoar a técnica da metalurgia do ferro. Para retirar as impurezas e obter um material resistente e maleável eles deveriam aquecer, martelar e resfriar o ferro muitas vezes. Esse metal era mais cobiçado do que o ouro e embora seja abundante na natureza, o importante era dominar a técnica de fabricar armas em quantidade. É muito possível que os hititas detivessem o monopólio da manufatura do ferro e dessa forma fossem muito bem preparados como guerreiros.







Queda
Enquanto os hititas estavam preocupados com os egípcios, os assírios se aproveitaram para atacar as rotas de comércio, atacar Mitani e se expandir até o Eufrates. O rei Tudhaliya IV foi o último governante hitita com poder suficiente para manter os assírios fora da Síria e até anexar, ainda que temporáriamente a ilha de Chipre. O último rei, Supiluliuma II conseguiu algumas vitórias, inclusive contra os Povos do Mar nas costas de Chipre.

Hattusa foi incendiada por volta de 1180 aC e o império hitita entra em decadência. Em 1160 aC os assírios pressionavam a parte norte da Mesopotâmia e o povo Gasga que eram antigos inimigos dos hititas vinham dos territórios montanhosos ao norte entre Hatti e o mar Negro e se juntaram a eles.

Assim os hititas formalmente desapareceram da história, porém a língua dos lídios, falada no oeste da Ásia menor até o 1º século aC aparentemente era descendente dos hititas. Um dos reis da Lídia conhecido pelos gregos chamava-se Myrsilis (Mursilis) que era um nome real hitita, o que pode indicar que até o 5º século depois de Cristo, podem ter permanecido alguns traços do povo hitita. Embora o desaparecimento dos hititas da maior parte da Anatólia seja demarcado após 1200 aC alguns reinos chamados neo-hititas sobreviveram no norte da Síria, em Carchemish, Zinjirli e na Cilícia, Karatepe.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários