domingo, 25 de julho de 2010

Sais


Sais ou Sa el-Hagar foi uma cidade egípcia na parte ocidental do Delta. Foi a capital do Antigo Egito durante a XXIV dinastia. Seu nome no Antigo Egito era Sau e o deus patrono era Neith.

Heródoto – escreveu que Sais é onde o túmulo de Osíris foi localizado e onde o sofrimento do deus foi mostrado como um mistério na noite em um lago adjacente.

Diodoro Sículo – atestou que foram os atenienses que contruiram Sais antes de um cataclisma e, enquanto todas as cidades gregas foram destruídas durante o cataclisma, as cidades egípcias, incluindo Sais, sobreviveram.

Plutarco – conta que o santuário de Ísis em Sais continha a inscrição: "Eu sou tudo o que foi, é, e será; e meu véu nenhum mortal levantou até agora"

Atualmente, não há traços da cidade antes da época Baixa (1100 aC) por causa da grande destruição da cidade pelo Sebakhin (retirada de tijolos de argila para fazer fertilizante) restando apenas poucos blocos conservados.

No tratado Timeu, de Platão – Sais é a cidade em que Sólon recebeu de um sacerdote egípcio a hisória de Atlântida, seu plano de ataque militar grego contra o Egito e sua eventual derrota e destruição por uma catástrofe natural. Platão também observou que a cidade foi a terra natal do faraó Ahmés II e indentificou o deus patrono, Neith.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários