quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sobek-Neferu – mulher faraó

Cerca de 2060 a.C , o Egito sai de uma longa crise. Durante duas dinastias, a 11ª e a 12ª de 2133 a 1785 a.C , três linhagens de faraós:
  1. os Montuhotep
  2. os Amenemhat
  3. os Sesóstris,
governaram um país novamente próspero, onde infelizmente a obra arquitetônica desapareceu por completo.

Nos últimos anos tem se tentado demonstrar que o estatuto social e legal da mulher egípcia se havia degradado um pouco durante o Médio Império, mas o estudo da documentação prova que continuava a ser livre e autônoma, em conformidade com os princípios civilizadores enunciados na primeira dinastia. O Médio Império conheceu três séculos e meio de paz, que terminaram no reinado de uma mulher faraó – Sobek-Neferu.

A Faraó
De 1790 a 1785 a.C , uma mulher reina como faraó. Sua presença histórica é confirmada pelos seus nomes régios e por vários monumentos. Supunha-se ser filha de Amenemhat III e irmã ou esposa de Amenemhat IV. Não sabemos a duração exata do seu reinado: 5 anos, 3 anos ou 10 meses e 24 dias.

Nenhum estado de crise precede a subida ao poder de Sobek-Neferu, faraó legítima e reconhecida. Em um documento excepcional, mas mutilado – a estátua do Louvre – constituía numa representação de Sobek-Neferu, simultaneamente mulher e rei. Dessa obra em arenito vermelho, só o torso subsiste, os seios de uma mulher parcialmente cobertos pelo comprido vestido tradicional sobre o qual se vê uma sobreveste de faraó. Esse tipo de veste é único na estatuária faraônica preservada. A cabeça, os braços e as pernas desapareceram. Seu nome está escrito em hieróglifos na cintura. Sobre o vestido feminino, tinha envergado a veste masculina do rei, aliando assim as duas naturezas e tornando-se um Hórus feminino.

Seu nome aparece também gravado, numa arquitrave de um templo da cidade de Heracleópolis, nas pedras do templo funerário de Amenemhat III e em outras estátuas que a representavam, provenientes do Delta.

De acordo com as regras relativas aos títulos usados a partir da 5ª dinastia, o faraó Sobek-Neferu tem cinco nomes:
  1. nome de Hórus – A amada da Luz divina (Ra)
  2. nome das duas Soberanas – A filha do cetro do Poder (ou da Poderosa), a Senhora das Duas Terras
  3. nome de Hórus de ouro – Estável nas aparições em realeza (ou aquela cujas coroas são estáveis)
  4. nome do rei do Alto e do Baixo Egito – Sobek é o poder (ka) da luz divina (Ra)
  5. nome da filha da luz divina (Ra) – Beleza perfeita (neferu) de Sobek
Graças aos seus nomes, essa mulher faraó definia o seu programa de governo e o seu modo de ação espiritual. Note-se que insiste na sua relação com a Luz, no seu poder, na sua estabilidade e num fato surpreendente – ela encarna a "beleza perfeita" do deus-crocodilo Sobek, que é o próprio poder da luz.

Em 1785 a.C , houve uma vaga invasão de nômades, os hicsos que formavam clãs de pastores amantes da pilhagem. O dispositivo de segurança dos faraós revelou-se muito fraco, e o ataque dos hicsos foi um sucesso. O exército de Sobek-Neferu não conseguiu repelir os invasores, que se instalaram no norte do país e controlaram Mênfis. 

Hórus fêmea, Sobek-Neferu foi um autêntico faraó e considerada como tal pelas antigas listas régias. Afirmou o vínculo das mulheres com o poder por via do deus-crocodilo Sobek, cuja primeira sacerdotisa havia sido Khenemet-Nefer-Hedjet, a esposa de Sesóstris II. Três outras damas sublinharão essa relação simbólica: 
  • Ahmés-Nefertari, 
  • Hatshepsut e 
  • Tiyi

Como se desenrolaram os últimos dias do reinado de Sobek-Neferu quando o país se dividia em zona livre e zona ocupada, não sabemos. Uma vez que a data precisa da invasão dos hicsos permanece desconhecida, nem sequer é certo que ela tivesse de enfrentá-los diretamente.



– Faraós da 12ª dinastia ( 1991-1785 a.C )
  1. Amenemhat I  (1191-1962)
  2. Sesóstris I  (1962-1928)
  3. Amenemhat II  (1928-1895)
  4. Sesóstris II  (1895-1878)
  5. Sesóstris III  (1878-1842)
  6. Amenemhat III  (1842-1797)
  7. Amenemhat IV  (1797-1790)
  8. Sobek-Neferu  (1790-1785)


Origem: 'As Egípcias retratos de mulheres do Egito faraônico' de Christian Jacq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários