quarta-feira, 17 de junho de 2009

Tausert, a última rainha faraó

Merenptah, já idoso, sucedeu a Ramsés II, cerca de 1212 a.C , reinou 10 anos. Seu sucessor Sethi II, que parece teve grandes dificuldades em assumir o papel de faraó, morreu em 1196 a.C sendo seu sucessor o jovem Siptah, que era muito novo para reinar, e o poder foi confiado à regente Tausert, provavelmente a grande esposa real de Sethi II, mas que não era por certo a mãe do novo faraó.

"Rica em favores, doce soberana, muito amada, soberana das Duas Terras", ela que não era de sangue real, governou o Egito como outras mulheres o haviam feito antes. A história de Sptah é muito obscura. De acordo com o exame de sua múmia, Siptah tinha a perna esquerda atrofiada. Devia ter pouca saúde, e morreu depois de um curto reinado.



_______________Faraó_______________
De regente, Tausert  tornou-se faraó, segundo o mesmo processo que Hatchepsut, seu reinado, o último da 19ª dinastia, durou 8 anos (1196 - 1188 a.C).

Tausert recebeu vários nomes, como os faraós que a precederam:
a amada de Maât, aquela que possui a beleza na qualidade de rei, como Aton, a fundadora do Egito, aquela que submete os países estrangeiros, a soberana da terra amada, a amada de Amon, a poderosa, a amada de Mut, a eleita de Mut
Tausert, significa precisamente "a poderosa", com a idéia implícita  de que a rainha faraó é rica em força e valentia. A noção de beleza an é uma alusão ao físico da rainha, provavelmente à sua capacidade para pôr em prática "de maneira bela" a regra de Maât. De seu reinado nada se sabe. Partilha com o faraó Setnakht um grande túmulo do Vale dos Reis, no qual se encontram sublimes representações de deusas. Uma ínfima parte de seus tesouros foi preservada, pois havia sido dissimulada num esconderijo do Vale, e lá foram encontrados:
  • brincos
  • um colar de ouro
  • uma coroa formada de um grosso aro de ouro perfurado por 16 orifícios que serviam para fixar alternadamente flores em ouro amarelo  e vermelho, medindo 17 cm de diâmentro e 104 gramas de peso
O nome de Tausert encontra-se presente em monumentos do Delta, do Sinaí e da Núbia, tinha iniciado a construção do seu "templo de milhões de anos" a sul do Ramesseum. Os indícios são que seu reinado foi de paz e relativa prosperidade.

Origem: 'As Egípcias' de Christian Jacq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários