quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Grandiosidade de Abu-Simbel

Em um local situado às margens do Nilo, na Baixa Núbia, atualmente conhecido pelo nome árabe de Abu-Simbel, ergue-se duas das mais grandiosas construções da história do Egito faraônico.





Os dois templos que Ramsés II mandou construir em Abu-Simbel são dois hipogeus escavados na rocha. O modelo utilizado na sua construção seguiu a planta típica dos templos do Novo Império, embora adaptada à topografia do local, uma montanha, e à natureza do material escavado, a rocha. Aproveitando duas antigas grutas dedicadas as divindades locais, ampliou-se a cavidade interior e criaram-se as diferentes salas. Não foi só a aparência do lugar que se alterou: os deuses antigos também foram substituídos por alguma das mais destacadas divindades do panteão egípcio – Rá-Harakhte e Hathor, com os quais se identificavam o faraó e sua esposa favorita, Nefertari.

O interior dos dois templos articula-se ao longo de um eixo longitudinal, que termina no santuário ou capela dedicado, no templo maior, a Ptah, Amon-Rá, Ramsés divinizado e Rá-Harakhte. No Pequeno Templo, o faraó aparece ao lado de Hathor, identificada com sua esposa. Depois de se passar a ombreira, entra-se na primeira sala hipostila, dividida em três naves por duas fileiras de pilares. No Grande Templo, estes pilares são de tipo osiríaco: encostado em cada um deles, há um colosso de rei representado como Osíris mumificado. No Pequeno, os pilares são hathóricos – um baixo relevo na frente do pilar que dá para a nave central representa a deusa sob a forma de cabo de sistro, instrumento musical parecido com uma matraca. Quanto ao resto, as plantas das duas salas são diferentes. O templo maior apresenta uma segunda sala hipostila menor, antes de se chegar à câmara que antecede o santuário, e um maior número de salas secundárias laterais. A decoração interior dos dois templos evoca as batalhas que Ramsés II travou, rituais religiosos e cenas da vida cotidiana do casal real. Esta obra magnífica foi construída para glorificar o poder do faraó, finalidade plenamente cumprida, tal como atestam as imponentes fachadas.

  • Esta monumentabilidade foi preservada em 1964 quando, devido à construção da barragem de Assuã, os templos foram desmontados, cortados em blocos e transferidos para 65 m acima do seu local original.


O Grande Templo
Quatro grandes estátuas do faraó sentado, com quase 21 m de altura, em grupos de duas, presidem à fachada do templo. Nelas, o faraó aparece com a coroa dupla do Alto e do Baixo Egito. Das quatro, a mais bem conservada é a da extrema esquerda. Sob a entrada do templo, abriu-se uma cavidade, em que se colocou uma estátua de Rá-Harakhte empunhando os outros dois símbolos que compõem um dos nomes do faraó: uma figura de Maat e um cetro de user.

O Pequeno Templo
A fachada oriental do templo dedicado a Hathor e a Nefertari consta de seis estátuas com 10 m de altura. Quatro representam o faraó e duas a esposa Nefertari, que obteve a rara honra de as suas estátuas serem do mesmo tamanho das do faraó. Esculpidas no interior de nichos, as esculturas têm a perna esquerda mais à frente e, ao lado de cada uma, estão representados príncipes e princesas. A rainha identificada com a deusa Hathor, ostenta uma coroa com o disco solar entre os chifres de uma vaca sobrepostos a duas penas. A imagem atual do novo local do templo fala-nos de um meticuloso trabalho de conservação.

A descoberta
A exploração de Abu-Simbel começou em 1813, quando o historiador suíço Johann Ludwig Burckhardt, ao visitar o então já visível templo de Hathor-Nefertari, se afastou alguns metros e descobriu o busto de um colosso que emergia de um monte de areia. A partir desse momento, o lendário e colossal templo de Abu-Simbel tornou-se uma realidade. Poucos anos depois, em 1815, Giovanni Belzoni libertou-o parcialmente da sua prisão de areia e encontrou uma porta de acesso ao interior.

A conservação natural
A grande quantidade de areia que o tempo e o vento do norte acumularam na fachada, bloqueando a entrada, permitiu a conservação dos objetos e pinturas que se encontravam no interior. As paredes, com cenas da vida de Ramsés II, os pilares osiríacos, com os magníficos colossos do faraó, e o teto com os seus variados temas revelaram as suas cores vivas em que a areia foi retirada.

A adaptação da planta
Salvo ligeiras variações, o modelo de planta seguido quando se erigia um templo era o utilizado no Templo de Khonsu, em Karnak. Em contrapartida, tanto no Grande Templo, dedicado a Ramsés II e a Rá-Harakhte, como no Pequeno Templo, dedicado a Nefertari e a Hathor, esta estrutura teve de ser adaptada ao meio físico em que se encontrava. O pilone que franqueava a entrada foi substituído pela fachada esculpida na encosta da montanha e pelas suas diferentes estátuas em alto-relevo. Apesar da ausência de peristilo, mantiveram-se: a sala hipostila, a câmara que antecede o santuário, a capela e várias salas que serviam de armazéns.

Marcas do mundo atual
Os esforços da comunidade científica para preservar este templo, patrimônio cultural da humanidade, deram os seus frutos quando se evitou que desaparecesse sob as águas da barragem de Assuã. No entanto, não foi possível evitar o efeito dos flashes das câmaras dos turistas. Os restauradores também não conseguiram evitar os efeitos das mudanças de temperatura naturais nem os resultantes da presença massiva de visitantes. Um dos resultados mais visíveis dessa deterioração gradual é a perda de vivacidade das cores das pinturas que cobrem os pilares, as estátuas e as paredes.


Fonte: Egitomania, o fascinante mundo do antigo Egito - fascículos 2001


* Ver também: Templo de Abu Simbel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários