A descoberta do túmulo e as pessoas que participaram desse acontecimento tornaram-se notícia. A morte de Lord Carnarvon devido à picada de um mosquito, bem como a de outras pessoas relacionadas à abertura do túmulo, atraiu a atenção da imprensa. Essas mortes foram associadas a uma frase existente no túmulo de Tutancâmon que diz:
"A morte se aproximará rapidamente de todos aqueles que ousarem perturbar o repouso do faraó."
Essa frase foi escrita para afugentar eventuais ladrões de sepulcros, mas devido às mortes em estranhas circunstâncias de pessoas relacionadas à descoberta do túmulo do faraó – um disparo, uma queda e um suicídio – começou a se falar na existência de uma maldição de Tutancâmon.
– Muito da maldição é só história, se contesta a veracidade do aviso na porta do túmulo, por exemplo. A verdade é que o irmão de Lorde Carnarvon morreu de velhice, e que algumas vítimas do faraó já estavam muito doentes antes da descoberta da tumba. O pânico se alastrou, bastava trabalhar em um museu e morrer para o nome ser automaticamente relacionado com a maldição. Hoje, alguns sustentam a tese da existência de fungos na tumba, lacrada por três mil anos e sem ventilação. Ou de algum veneno espalhado pelos antigos sarcedotes nos objetos –
Nenhum comentário:
Postar um comentário