domingo, 29 de março de 2009

A maldição de Tutancâmon


A descoberta do túmulo e as pessoas que participaram desse acontecimento tornaram-se notícia. A morte de Lord Carnarvon devido à picada de um mosquito, bem como a de outras pessoas relacionadas à abertura do túmulo, atraiu a atenção da imprensa. Essas mortes foram associadas a uma frase existente no túmulo de Tutancâmon que diz:


"A morte se aproximará rapidamente de todos aqueles que ousarem perturbar o repouso do faraó."

Essa frase foi escrita para afugentar eventuais ladrões de sepulcros, mas devido às mortes em estranhas circunstâncias de pessoas relacionadas à descoberta do túmulo do faraó – um disparo, uma queda e um suicídio – começou a se falar na existência de uma maldição de Tutancâmon.

– Muito da maldição é só história, se contesta a veracidade do aviso na porta do túmulo, por exemplo. A verdade é que o irmão de Lorde Carnarvon morreu de velhice, e que algumas vítimas do faraó já estavam muito doentes antes da descoberta da tumba. O pânico se alastrou, bastava trabalhar em um museu e morrer para o nome ser automaticamente relacionado com a maldição. Hoje, alguns sustentam a tese da existência de fungos na tumba, lacrada por três mil anos e sem ventilação. Ou de algum veneno espalhado pelos antigos sarcedotes nos objetos –

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários