segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nitócris, a primeira mulher consagrada faraó

Pépi II tendo morrido centenário, teve como sucessor Merenrê, que teve um reinado curto, pelo menos 1 ano. Assim entra Nitócris, a primeira mulher oficialmente consagrada faraó reinante. Seu nome figura numa das listas reais compostas pelos próprios egípcios e conhecida sob a designação de "Cânone de Turim". Outras listas foram feitas e constatamos que muito antes de Nitócris, houve mulheres que exerceram o poder supremo, mas no atual estado de documentação, ela é a primeira a possuir formalmente o título de "Rei do Alto e Baixo Egito".

Nitócris – bela e corajosa, subiu ao trono cerca de 2184 a.C e, de acordo com os arquivos da época ramessida, reinou dois anos, um mês e um dia. Certos pesquisadores inclinam-se a favor de um período mais longo, de seis a doze anos.

Infelizmente não chegou até nós nenhum documento arqueológico com o seu nome, o que origina uma situação paradoxal:
  • para Khenet-Kaus – há um monumento colossal faraônico, mas nenhum título explícito
  • para Nitócris – há o título, mas nenhum monumento



Em egípcio Nitócris 'Neit-iqeret' pode traduzir-se por Neith (modelo egípcio da Atenas grega) mais uma vez, a deusa Neith é a protetora de uma mulher de primeiro plano. (ao lado imagem da deusa Neith)






As lendas
  1. A história das dinastias redigidas pelo sacerdote Maneton perdeu-se, mas sobraram alguns fragmentos citados por autores da Antiguidade, um deles conservado num texto de Eusébio, fala do faraó Nitócris: uma mulher reinou, tinha mais coragem do que os homens da sua época, e era a mais bela de todas as mulheres – loura e de faces rosadas. Diz-se que construiu a terceira pirâmide. De acordo com uma tradição tardia, sepultada com o corpo repousando sobre um sarcófago em basalto azul.
  2. Nitócris era esposa de um rei que havia sido assassinado por traidores, esse ato odioso não permitiu lhes reinar e por isso pediram a Nitócris que governasse, a fim de não interromper a linhagem legítima. Para sua vingança, Nitócris construiu uma sala subterrânea e convidou os traidores para um banquete, mandou abrir um cano por onde a água entrou e todos se afogaram, e logo em seguida se suicidou. Um dramático conto oriental, mas sem fundamento histórico.
  3. A bela Nitócris foi confundida com uma certa Rodópis "a dama de tez rosada". Nitócris-Rodópis foi personagem de uma lenda que todos conhecem, eis a versão egípcia: enquanto a jovem se banhava no Nilo, um falcão (Hórus protetor da realeza) apoderou-se de uma das suas sandálias, voou até a cidade de Mênfis, onde residia o faraó, e deixou-a cair no colo do monarca, este imaginando o delicado e maravilhoso pé que as dimensões e a requintada confecção do objeto faziam supor, mandou então procurar a sua proprietária por todo o país. A incumbência foi coroada de sucesso, e os emissários do rei conduziram a jovem à corte, o rei apaixonou-se imediatamente e desposou-a. Quando morreu, o modelo de Cinderela teve o grande privilégio de ser enterrado numa pirâmide.

O glorioso tempo das pirâmides termina com o reinado de Nitócris, seguindo-se um período confuso, acerca do qual estamos mal informados. Seu reinado, foi o último do Antigo Império, dessa idade áurea do Antigo Egito; durante cerca de cinco séculos, faraós construtores de pirâmides edificaram um mundo de uma força e beleza incomparáveis.

Origem: livro 'As Egípcias' de Christian Jacq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários