Tebas, século XII a.C – após a anarquia e devastação das famintas hordas que abalaram o Egito, o faraó Ramsés III jura devolver a vida e a grandeza a seu reino. Obtém grandes e dignificantes vitórias, enchendo de alegria e sonhos o coração de seu povo. A nação passa a viver um longo período de paz, mas seus últimos tempos de glória. Morre idoso, já podendo perceber a anarquia no seio da própria família.
Filho de Setnakht e da rainha Ti, príncipe titular, assume o reino com 30 anos, em 1198 a.C. Assim começa o reino de Ramsés III, 35 anos justos, após o desaparecimento do último grande faraó – Ramsés II. Casou cedo. Sua escolha recaiu em um personagem cheio de fineza e beleza, Ísis, moça de boa família, que foi a esposa meiga do jovem durante mais de 10 anos antes de sua coroação, quando tiveram seus primeiros filhos. Mulher de boa linhagem, mas de jeito algum de descendência faraônica. Jamais Ramsés III deixou Ísis, mas casou pela segunda vez com Tiyi, bela e aristocrata, mais nova que Ísis, e um novo príncipe nasceu: Pentaour, tinha quase a idade do futuro Ramsés IV. De que indignidade Pentaour se tornou culpado a ponto do velho Ramsés III nunca mais ter pensado nele?
Mulheres – a mulher não era nada, senão um ventre fecundo, mas a mãe adquiria uma outra estatura à medida que os herdeiros - homens, claro - se impunham ao lado do pai e se preparavam para substiutí-lo. Se ela tivesse bastante influência sobre os seus, sabia soprar seus desejos nas orelhas atentas, sem nunca melindrar o senhor aparentemente sereno.
Cerca de 2000 anos após o advento do 1º faraó do Egito, Narmer, o destino de uma epopéia fabulosa ia encerrar a linhagem dos grandes reis pelo infortunado Ramsés III, o último faraó digno desse nome. (ao lado estátua de Ramsés III)
XX dinastia
Setnakht (1200-1198 a.C) – expulsa os usurpadores líbios e toma o poder
Ramsés III (1198-1168 a.C) – nasceu à cerca de 1233 a.C
Ramsés IV (1168-1162 a.C) – filho mais velho de Ramsés III, com Ísis
Ramsés V (1162-1158 a.C) – filho de Ramsés IV
Ramsés VI (1158-1153 a.C) – filho de Ramsés III ou de Pentaour, Ísis morre sob seu reinado
Cinco outros Ramsés vão ainda se suceder até 1085 a.C, data na qual o favorito de Ramsés XI, Herihor (grande sacerdote de Amon), usurpa o trono e põe fim à XX dinastia, mas é incapaz de se impor ao vizir do Delta – Smendes, e o Egito será desde então dividido em várias reinos até as invasões estrangeiras.
Origem: 'O último Faraó' de Francis Fèvre
Nenhum comentário:
Postar um comentário