terça-feira, 12 de maio de 2009

Vestimentas egípcias





O povo egípcio utilizava basicamente o linho para suas vestimentas. Suas vestimentas eram simples. Os nobres usavam saiote pregueado e suas mulheres, vestidos bordados com corda.








Durante o Antigo Império eles usavam: 
  • uma tanga de tecido, enrolada várias vezes ao corpo e presa por um cinto, e 
  • uma manta ou pele mosqueada caíam-lhes pelo ombro 
  • a única coisa que distinguia os monarcas e os nobres das classes inferiores, eram a riqueza dos tecidos e os enfeites 

Durante o Novo Império, foi introduzida uma peça no vestuário egípcio chamada Kalasiris, que era usada por ambos os sexos, e consistia em: 
  • uma túnica longa, sem mangas, que variava somente no comprimento. 
Os egípcios possuíam o cabelo raspado e faziam uso de perucas ricamente ornamentadas. Os faraós usavam ricas coroas de variadas formas, tinham também o hábito de pintar o contorno dos olhos para lhe dar maior destaque. 


alguns tipos de vestimentas egípcias

(origem: história_moda.blogs.sapo.pt)

13 comentários:

  1. é isso me ajudou muito para trabalho de escola!
    fazia hum 2 dias que eu procurava e agora euu achei!
    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Isso também me ajudou por que fazer trabalho sem grupo sem pesquisa não dá

    ResponderExcluir
  3. vlw isso tb me ajudou muito para trabalho de casa, vlw muito!!!!!!!!vc é 10

    ResponderExcluir
  4. Desculpe mas, a última parte está errada. Eles não pintavam k contorno dos olhos apenas para dar destaque. As maquiagens egípcias continham uma pequena quantidade de três tipo de chumbo, quem aumentavam em mais de 200% seu sistema imunológico em volta di dos olhos. Assim eles podiam plantar, colher e viver seu dia a dia normalmente sem precisar se preocupar com infecções já que a medicina na época não era das melhores, tampouco a higiene.!!

    ResponderExcluir
  5. Desculpe mas, a última parte está errada. Eles não pintavam k contorno dos olhos apenas para dar destaque. As maquiagens egípcias continham uma pequena quantidade de três tipo de chumbo, quem aumentavam em mais de 200% seu sistema imunológico em volta di dos olhos. Assim eles podiam plantar, colher e viver seu dia a dia normalmente sem precisar se preocupar com infecções já que a medicina na época não era das melhores, tampouco a higiene.!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada, me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  8. Oi gostei me ajudou mt no meu trabalho <3

    ResponderExcluir

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários