quarta-feira, 15 de abril de 2009

Tumba de Cleópatra

quarta-feira, 15 de abril de 2009, 12:30 h

Egito lança três escavações em busca da tumba de Cleópatra

– Templo na região de Alexandria pode conter os restos mortais da rainha e de seu amante Marco Antônio

CAIRO - Arqueólogos iniciarão três escavações na próxima semana, na região do Mediterrâneo, em busca das tumbas dos amantes Cleópatra e Marco Antônio.


Templo de Taposiris Magna


Em nota divulgada nesta quarta-feira, 15, o Conselho Supremo de Antiguidades do Egito informou que os três locais foram identificados no mês passado, durante uma pesquisa com radar no templo de Taposiris Magna.

O templo de Taposiris Magna, onde foram encontradas relíquias do reino de Cleópatra, fica no Lago Mariut, hoje chamado de Abusir, perto da cidade de Alexandria, e foi construído durante o reino de Ptolomeu II (282-246 aC).

Equipes do Egito e da República Dominicana vêm escavando o templo nos últimos três anos.

A famosa rainha e seu amante, um general romano, cometeram suicídio depois de sofrerem uma derrota na batalha de Actium, em 31 a.C. Desde então, especula-se sobre onde teriam sido sepultados.

As escavações descobriram diversos fossos profundos no templo, três dos quais foram, possivelmente, usados como sepulturas. Os responsáveis pela escavação acreditam que é possível que Cleópatra e Marco Antônio possam ter sido enterrados em um fosso semelhante aos já descobertos.

Duas das 22 moedas com a efígie da rainha foram descobertas no local das escavações.

Ano passado, arqueólogos no local haviam encontrado no local uma estátua de bronze da deusa Afrodite, a cabeça de alabastro de uma estátua de Cleópatra, uma máscara que, acredita-se, representa Marco Antônio, e uma estátua sem cabeça. Também foram achadas 22 moedas com a efígie de Cleópatra.

O chefe do Conselho de Antiguidades, Zahi Hawass, disse que tanto a estátua quanto as moedas desmentem as teorias de que a rainha era "feiosa". Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Grã-Bretanha, haviam concluído, em 2007, que a rainha não era muito atraente. Eles chegaram a essa opinião depois de analisar uma moeda romana que mostrava Cleópatra com nariz pontudo, lábios finos e um queixo proeminente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários