- Este hino está gravado no túmulo do confidente do rei, Ay.
Ay, o vizir, flabelífero à direita do rei, diz:
Apareces na perfeição da tua beleza,
No horizonte do céu,
Disco vivente,
Criador de vida;
Elevas-te no horizonte a oriente,
Enches cada região com a tua perfeição.
Tu és belo, grande, brilhante,
Erguido acima de todo o universo,
Os teus raios abraçam as regiões
Até ao horizonte de tudo o que crias.
Tu és o princípio solar [Ré],
Reges o país até os seus limites,
Ligá-los através do teu filho que amas.
Afastas-te,
Contudo os teus raios tocam a terra,
Estás frente a nossos olhos, o teu caminho permanece desconhecido;
Deitas-te no horizonte ocidental,
O universo está nas trevas, como morto.
Os homens dormem nos seus quartos,
Cabeça tapada,
Ninguém reconhece o irmão.
Roubemos-lhe os bens debaixo da cabeça,
Não se apercebe de nada.
Todos os leões saem dos seus covis,
Todos os répteis mordem.
O mundo gira em silêncio,
É a mais profunda treva,
O seu criador repousa no horizonte.
Tu [Aton] ergues-te pela alba, no horizonte,
Raias, disco solar do dia,
Dissipas as trevas, expandes os teus raios.
O duplo país está em festa,
Os homens acordam,
Erguem-se sobre os seus pés,
És tu quem faz que eles se levantem.
Os corpos purificados, vestem-se,
Os braços desenham gestos de adoração ao teu acordar.
O universo inteiro põe-se ao trabalho,
Cada rebanho satisfeito com a sua pastagem,
Árvores e ervas verdejam,
Os pássaros, que voam de asas abertas para fora dos ninhos,
Executam atos de adoração ao teu Poder vital.
Todos os animais saltitam sobre as patas,
Todos os que voam, todos os que movem,
Vivem ao teu acordar.
As barcas dão à vela,
Subindo e descendo a corrente,
Cada dia está aberto,
Tu apareces.
No rio os peixes saltam
Em direção ao teu rosto,
Os teus raios penetram no coração da Terra Verde [o mar].
Tu fazes com que o embrião nasça dentro das mulheres
Tu produzes a semente dentro do homem,
Tu dás vida ao filho no seio materno,
Tu dás-lhe a paz
Com que pára as lágrimas.
Tu és a ama-de-leite
Do que ainda se abriga no seio,
Tu dás constantemente o sopro
Para conferir vida a todas as criaturas.
No momento em que a criatura sai da matriz para respirar,
Tu abres-lhe completamente a boca,
Tu ofereces o que é necessário.
O pequeno pássaro está no ovo,
Pipila na sua casca,
No interior tu dás-lhe o sopro,
Tu dás-lhe vida.
Tu organizas-te para ele,
Um tempo de gestação medido com rigor,
Tornando-o completo;
Parte a sua casca pelo interior;
Sai do ovo, pipila,
No momento estabelecido,
Sai andando sobre as patas.
Como são numerosos os elementos da criação,
Escondidos a nossos olhos,
Deus único sem igual.
Tu crias o universo segundo o teu coração-consciência,
Quando estavas sozinho.
Homens, rebanhos, animais selvagens,
Tudo o que vive sobre a terra,
Deslocando-se abre os próprios pés,
Tudo que está nas alturas
E voa, asas estendidas,
Os países da Síria e do Sudão,
O país do Egito,
Tu colocas cada homem na sua função,
Tu outorgas-lhe o que lhe convém.
As línguas são múltiplas
Na sua forma de se exprimirem,
Os seus caracteres são diferentes,
A cor da pele é distinta,
Tu diferenciaste os povos estrangeiros.
Tu criaste o Nilo no mundo inferior,
Tu fá-lo surgir segundo a tua consciência
Para dar vida aos homens do Egito,
Da mesma forma que o fizeste para ti mesmo.
Tu és o seu Senhor,
Tu preocupas-te com eles,
Senhor de todas as regiões,
Tu ergues-te para elas.
Disco do dia, grande de dignidade,
Dás vida a cada país estrangeiro, ainda que afastado,
Tu colocas um Nilo no céu,
Ele desce para eles,
Dá forma às correntes de água
Para regar os seus campos e as suas cidades.
Como os teus desenhos são excelentes,
Ó Senhor da eternidade,
Ó Nilo no céu
É um dom de Ti aos estrangeiros,
A cada animal do deserto que anda sobre as próprias patas;
Para a terra Amada [O Egito],
O Nilo vem do mundo inferior.
Os teus raios amamentam todos os campos,
Tu ergues-te,
Eles vivem, crescem para ti.
Tu regulas harmoniosamente as estações,
Desenvolves toda a criação.
O inverno tem por função dar a frescura,
O calor fazer com que os homens te apreciem.
Tu crias o sol ao longe,
Ergues-te nele,
Beijas com o olho toda a criação,
Tu continuas na tua Unidade.
Ergues-te
Na tua forma de disco vivo,
Que aparece e resplandece,
Que está longe,
Que está próximo,
Tu retiras eternamente
Milhões de formas a partir de ti mesmo,
Continuas na tua Unidade.
Cidades, regiões, campos, rios,
Todos os olhos te vêem na sua frente,
Tu és o disco do dia
Sobre o universo.
Afastas-te,
Nenhum dos seres por ti engendrado existe
A não ser para contemplar-te unicamente a ti.
Nenhum dos que engendras te vê,
Tu resides no meu coração.
Não existe outro que te conheça,
Com exceção do teu filho Akhenaton,
Tu dás-lhe conhecimento dos teus projetos,
Do teu poder.
O universo vem ao mundo sobre a tua mão,
Como tu o crias.
Ergues-te,
Ele vive.
Deitas-te,
Ele morre.
Tu és a extensão durável da vida,
Vivemos de ti.
Os olhos fixam continuamente a tua perfeição,
Até ao teu deitar,
Deitas-te a ocidente,
Todo o trabalho pára.
Ao teu acordar,
Fazes crescer todas as coisas para o faraó;
O movimento apodera-se de cada perna,
Pões em ordem o universo,
Fá-lo surgir para teu filho,
Proveniente do teu Ser,
O rei do Alto e do baixo Egito,
Que vive da harmonia universal,
o senhor do duplo país,
Filho de Ré,
Que vive da harmonia universal,
Senhor das coroas,
Akhenaton,
Que a duração da sua vida seja grande!
Que a sua grande esposa que ele ama,
A senhora do duplo país,
Nefertiti,
Viva e rejuvenesça,
Para sempre, eternamente.
do livro 'Nefertiti & Akhenaton o casal solar' de Christian Jacq
Ao mesmo tempo que encontram semelhanças entre esse culto de Aton e o judaísmo, há no entanto uma diferença muito grande. O deus de Akhenaton é claramente o sol, que é visto como criador visível e rei desde mundo, não há uma ideia de um Deus totalmente imaterial, cuja existência precedeu o universo como no Gênesis.
ResponderExcluirO Deus imaterial judaico só nasce no século VI a.C., durante o exílio de Judá na Babilônia. Antes disso, os hebreus são politeístas, materialistas e recebiam influências de todo canto do Oriente e do Egito. A Torá só será escrita, para alguns especialistas, ou reeditada, para outros, durante o exílio e aqui que nasce o monoteísmo judeu: o Deus invísivel, compassível e que não precisa de ídolos para ser adorado. Nesse momento, que os judeus não reconhecem nenhum outro deus, enquanto antes, Iaweh era o principal, fato que os egípcios já haviam feito antes, com a Aton é o único deus verdadeiro e o resto não existe. Entendeu a diferença? Caso queira saber mais, pesquise sobre a Hipótese documentária e a História Deuteronomista.
ExcluirO sol era apenas a representação visível do Deus invisível. A leitura do Hino a Aton, por si só, deixa isso claro.
Excluire a centelha divina? um de nossos 7 corpos? tbm não poderia ser? devemos pensar que ele explicava com palavras para sua epoca, assim como fez jesus...
ExcluirEste sol era apenas símbolo , representação,
Excluirja que mantem a vida na terra, e não o próprio Deus.
O Deus imaterial judaico só nasce no século VI a.C., durante o exílio de Judá na Babilônia. Antes disso, os hebreus são politeístas, materialistas e recebiam influências de todo canto do Oriente e do Egito. A Torá só será escrita, para alguns especialistas, ou reeditada, para outros, durante o exílio e aqui que nasce o monoteísmo judeu: o Deus invísivel, compassível e que não precisa de ídolos para ser adorado. Nesse momento, que os judeus não reconhecem nenhum outro deus, enquanto antes, Iaweh era o principal, fato que os egípcios já haviam feito antes, com a Aton é o único deus verdadeiro e o resto não existe. Entendeu a diferença? Caso queira saber mais, pesquise sobre a Hipótese documentária e a História Deuteronomista.
ResponderExcluirSua visão remonta a ultrapassada visão iluminista e dos críticos textuais modernos, porém, nenhuma destas alegações possuem respaldos externos. Pelo contrário, os achados arqueológicos apontam no sentido contrário.
ExcluirA descoberta do Altar de Josué pelo Prof. Adam Zertal e sua equipe de alunos foi sem dúvida alguma uma das mais discutidas e polêmicas nos últimos trinta anos. Esta descoberta da arqueologia bíblica está revolucionado a forma com a qual os acadêmicos estão lendo a Bíblia, não somente como obra literária, mas também como relato histórico.
Boa Noite.
ResponderExcluirSerá que este não seria uma tipificação ou o próprio Jesus?
Aton deus sol, ou seja o sol (visível) representado deus Aton( invisível). Pois se analisarmos Jesus está presente em todo momento da Humanidade. Quem criou o mundo? Jesus através das palavras de Deus, e quem era as palavras? Jesus.
A Consciência Crística sempre existiu, foi dela que emanou toda criação, ela é a própria Inteligência Universal que pensa, manifesta e anima toda a criação através de Leis imutáveis e perfeitas, chame-a como queira, O criador, Ala, Deus, ...
ExcluirEstude mais jesus vem Isus e esus, deuses celtas e deuses egípcios, vc tá no calabouço católico quer queiraou não.
ExcluirO Aton de Akhenaton era muito mais sutil q os deuses do panteão egipcio.
ResponderExcluirPassar imediatamente para um Deus completamente intangivel e invisível seria um passo absurdo para os egípcios, mas é claro q ATON está muito mais proximo de YHWH do q de Amon-Ra. Um salto como q Akhenaton deu já o levou a morte e sabotagem em 17 anos.
Nao era o Sol era muito maos sutil, e seu poder, carater é muito mais imaterial e pleno TODO imanente no Tudo do q qualquer deus egipcio ( coloquei minúsculo de propósito) em referencia aos deuses do politeísmo.
Akhenaton parece ter estudado nas mesmas escolas de mistério q Moisés e merece todo nosso respeito e consideração.
Creio que ele se inspirou no Salmo 104; "Louvor ao Deus criador".
ResponderExcluirTem gente que patina na ignorância, a ignorância e mãe das doenças, Aton e Adon são a mesma divindade, o que muda e a língua uma é egípcio outra e o hebraico...resto econversa fiada.
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