Dependendo do ângulo de observação, essa esfinge causa maior ou menor impacto sobre o espectador. Esculpida numa colina calcária, fazia parte do complexo funerário de Quéfren e representava a imagem desse deus-faraó. A necrópole foi abandonada depois, e sofreu durante cinco séculos a ação da areia do deserto, antes de mudar de função: a restauração do sítio na época do Novo Império fez dela um lugar de culto, devotado à Esfinge, que passaram a chamar de Horemakhet. E assim uma estátua se convertia em deus.
O principal artesão dessa restauração, Tutmés IV (em 1400 a.C), mandou gravar uma estela entre as duas patas dianteiras da Esfinge. Segundo essa "estela do sonho", o jovem príncipe tinha ido caçar no Vale das Gazelas. Cansado, adormeceu ao pé da estátua. Esta dirigiu-se a ele durante o sono, pedindo que a libertasse da areia e prometendo em troca a coroa do Alto e baixo Egito.
– Na nossa era, foi desenterrada, e a estátua ficou vulnerável a todas as agressões: variações de umidade, poluição do ar, vibrações ocasionadas pelo tráfego aéreo e rodoviário. Em 1987, um programa de restauração equivocado agravou os danos. Foi preciso recomeçar do zero alguns anos depois, limitando-se aos materiais originalmente utilizados, isto é, rocha calcária e argamassa. Depois de restaurado, o guardião da metrópole voltou a exibir aquele olhar fixo, por mais alguns milhares de anos, quem sabe.
(do livro 'Egito um olhar amoroso')
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